Cinco perguntas ao nosso artista subversivo gay argentino preferido

Cinco perguntas ao nosso artista subversivo gay argentino preferido

Be first to like this.

This post is also available in: English Español Русский Українська

Parabéns, você acabou de descobrir um novo artista underground favorito. Ele é um argentino chamado Horacio Abdala, e se especializa em dois tipos de ilustrações, que usam cores divertidas e ligeiros contextos contra-culturais para efeitos eróticos.

O primeiro tipo ele chama de HORNO (link NSFW), uma combinação de seu primeiro nome e a palavra “porno”. HORNO toma uma visão íntima de momentos-chave no sexo gay: quando os mamilos tocam, quando uma mão agarra uma protuberância, quando um pênis escapa. Esses desenhos de linha simples têm o que é quase um apelo para livros infantis, fazendo com que o sexo pareça ser uma forma de jogo, enquanto as combinações de cores quentes imitam o contraste dos parceiros envolvidos no ato.

O segundo formato ele chama de SOFT HORNO, e são desenhos de ursos de barba cuja fofura inicial esconde detalhes ligeiramente tensos como piercings, tatuagens sutis e brilhos corporais – marcas discretas do gay urbano moderno. Além disso, algumas imagens são momentos icônicos reimaginados de divas pop como Ariana Grande e Britney Spears com ursos de pelúcia inseridos.

Veja algumas imagens de Horacio Abdala da série HORNO (NSFW):

Falamos com Horacio Abdala para aprender mais sobre sua inspiração e trabalho.

 

Hornet: Quando você começou a desenhar fotos de homossexuais e sexo gay? Você sente que sua arte beneficia a comunidade gay?

Horacio Abdala: Desenho desde que eu era menino, mas ilustração gay – há cerca de dois anos. Tudo começou de um dia para o outro, sem muita pretensão. Eu disse: “Eu quero desenhar o erotismo gay”, e eu comecei a colocar alguns close-ups, porque queria me concentrar em um momento preciso. Então nasceu HORNO. Ao longo do tempo, quando eu já havia feito bastante erotismo, queria me concentrar nos sentimentos de um homem e, ao mesmo tempo, tentar tirá-los do estereótipo – surgiu SOFT HORNO.

Eu vivo na Argentina, um país no qual a comunidade gay é bem aceita. Bastante. Minha intenção com os dois projetos é conseguir pouco a pouco uma espécie de naturalização de sexo e sentimentos entre pessoas do mesmo sexo, visto pela comunidade heterossexual que muitas vezes discrimina algo que não deve ser objeto de rejeição. Eu sei que é difícil, uma tarefa complicada tentar mudar a maneira de ver algo, mas eu tento contribuir com minha parte da minha casa.

 

Com o devido respeito, em comparação com os desenhos de Tom da Finlândia, o seu parece mais cartoon, de uma maneira amável e acessível. Eu também vi outros ilustradores homossexuais experimentarem esse estilo. Por que você acha que se torna mais popular na arte gay?

[risos] Sim! É visualmente o contrário, mas na verdade Tom da Finlândia é uma grande inspiração para tudo o que faço – das curvas que estão em cada ilustração para o “humorístico”, o toque inocente e pervertido que é percebido.

O que eu tento fazer em algumas das minhas ilustrações é, inicialmente, gerar confusão e, em seguida, gerar o momento “Ahhhh, era isso”. Então, quando todos entendem o código, é muito mais fácil entender tudo. Pastel e cores coloridas, eu uso-os para que a cena quente seja um pouco mais fácil de observar, que não choque tanto, gerando diferentes sentimentos para o espectador.

Hoje estamos imersos em uma cultura de quadrinhos e animação de todos os tipos, é impossível não se referir a algo de tudo isso. Não posso dizer que a inspiração vem de algo muito particular, mas tudo isso é um ótimo motor para gerar novas coisas.

 

Nem sempre está claro o que está acontecendo em algumas das suas peças HORNO. Em alguns casos, leva o espectador um momento para descobrir o ato sexual que você está retratando. Por que você caracteriza o sexo gay com essa particular atenção particular aos detalhes?

Porque parece-me que o sexo explícito e mecânico já está muito em todos os lugares. Gostaria de enfatizar detalhes sensuais individuais que talvez passem despercebidos, mas são muito importantes na estimulação sexual e também parte de um todo.

 

Veja algumas ilustrações da série SOFT HORNO:

 

Todo o seu trabalho tem uma espécie de vantagem. Não são apenas ursos fofos, porque os caras têm um piercing, uma tatuagem, cabelos longos e / ou coloridos, uma gola de cachorro ou estarão montados. Por que é importante para você destacar não apenas os homens gays, mas estes de estilo em particular?

Além disso, acho divertido jogar com acessórios, cores, objetos e atitudes, acho interessante tirar o “urso macho” do contexto comum e colocá-lo em situações não convencionais. Removê-lo da zona de conforto visual, acho divertido e estimulante.

 

Por que você continua sendo banido no Instagram? Alguns outros artistas homossexuais também acusaram Instagram, YouTube e Twitter de censusar seu trabalho. Você acha que os administradores das redes sociais são tendenciosos contra a arte gay sugestiva?

Mmmmm, esta é a quinta vez que faço uma conta no Instagram. Eu tentei carregar o conteúdo censurado, mas eles me relatam o mesmo. Veremos o tempo que dura.

Eu realmente não sei se eles são os moderadores das redes sociais ou as pessoas que denunciam as fotos como “conteúdo inapropriado”. Parece-me que ainda existem muitas pessoas que denunciam o conteúdo LGBT, simplesmente porque as incomoda e [porque] é mais chocante que o sexo heterossexual.

Conheço casos em que os ilustradores homossexuais fecham suas contas por mostrar um pênis e outras contas do Instagram que mostram sexo heterossexual explícito e não recebem qualquer tipo de queixa.

 

Veja mais de Horacio Abdala aqu (NSFW) e aqui.

 

Related Stories

J.K. Rowling e transfobia: por que a escritora de Harry Potter tem sido cancelada?
Quantcast